terça-feira, 6 de abril de 2010

O poder da fé

O cenário é o mundo pós-apocalíptico, no qual resta apenas um exemplar da bíblia. Os homens estão passando sede, higiene é coisa do passado e a carne mais consumida é a humana. Nesse caos o livro mais reproduzido e traduzido do mundo não é só um livro, mas uma arma.

Eli [Denzel Washington] é um andarilho que luta com unhas e dentes para proteger a última bíblia. Mas essa não será uma tarefa fácil, pois o vilão Carnegie [Gary Oldman] não vai deixar a "arma" tão poderosa que a bíblia representa escapar das suas mãos.

Dirigido pelos Hughes Brothers, o filme tem duração de quase 2hrs. A película parece que é em sépia, dando um ar meio sujo ao filme, que combina bastante com o enredo. Sobre a música tema, já no começo do filme ela chama atenção, a melodia melancólica destoa completamente da fotografia, de início pensei "que nada a ver", mas depois entendi que a intenção era justamente essa.

Sobre a personagem principal, Eli, não sabemos o seu passado em momento algum do filme. Como a maioria das personagens vivida por Denzel Washington, Eli é um homem forte e obstinado. As cenas de luta que protagoniza são ótimas e, dizem por aí, Denzel não utilizou dublês.

A ideia é original, mas achei mal explorada. Quando soube da sinopse achei que seria ótimo, criei uma expectativa... que foi destruída mais ou menos com 30 minutos. Primeiro que o filme fica enfadonho, segundo que a gente começa a pensar "tá, mas se é tão importante assim existir uma fé/religião/seita/seja-lá-o-que-for, qual o motivo para não se criar uma nova com um novo livro? ".

Na minha opinião há uma supervalorização da bíblia e uma desvalorização do ser humano, que com exceção das personagens principais, é retratado como um incapaz. Vai ver o filme é cult demais para mim.

[Segue o link para o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=t3qJj_ljctE]

Um comentário:

  1. Na minha humilde opinião, esse foi um dos piores filmes que o Denzel estrelou. Para um cara que fez coisas como Colecionador de ossos; O gangster; Chamas da vingança, Dia de treinamento e tantos outros, esse filme foi imoral ahuahuha Muito bom o post Moema, concordo com tudo aí =D

    ResponderExcluir